terça-feira, 29 de abril de 2014

Uma ferramenta estratégica chamada SWOT

SWOT  é um importante instrumento utilizado para planejamento estratégico
que consiste em recolher dados importantes que caracterizam o ambiente interno
(forças e fraquezas) e externo (oportunidades e ameaças) da empresa.

A Análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análise ambiental, sendo
a base da gestão e do planejamento estratégico numa empresa ou instituição.
Graças à sua simplicidade pode ser utilizada para qualquer tipo de análise
de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional. Este é o
exemplo de um sistema simples destinado a posicionar ou verificar a posição
estratégica da empresa/instituição no ambiente em questão.


Strengths (forças) - vantagens internas da empresa em relação às concorrentes.
Ex.: qualidade do produto oferecido, bom serviço prestado ao cliente,
solidez financeira, etc.
Weaknesses (fraquezas) - desvantagens internas da empresa em relação às
concorrentes. Ex.: altos custos de produção, má imagem, instalações desadequadas,
marca fraca, etc.;
Opportunities (oportunidades) – aspectos externos positivos que podem potenciar
a vantagem competitiva da empresa. Ex.: mudanças nos gostos dos clientes,
falência de empresa concorrente, etc.;
Threats (ameaças) - aspectos externos negativos que podem por em risco a
vantagem competitiva da empresa. Ex.: novos competidores, perda de trabalhadores
fundamentais, etc.

Análise Swot Cruzada   

A análise swot cruzada consiste em cruzar as informações dos quatro quadrantes,
de forma a obter um moldura que permita delinear estratégias importantes para o
futuro da empresa/instituição.

Para a análise SWOT Cruzada é preciso primeiro fazer uma análise clara do ambiente,
ou seja,  pesquisar profundamente as forças e fraquezas e saber identificar as
oportunidades e ameaças. Para cada cruzamento é importante saber criar objetivos/
estratégias:

Pontos fortes x Oportunidades = estratégia ofensiva / desenvolvimento das vantagens competitivas.
Pontos fortes x Ameaças = estratégia de confronto para modificação do ambiente a favor da empresa.
Pontos fracos x Oportunidades = estratégia de reforço para poder aproveitar melhor as oportunidades.
Pontos fracos x Ameaças = estratégia defensiva com possíveis modificações profundas para proteger a empresa.
     
          Resumindo, SWOT é uma ferramenta na qual toda e qualquer pessoa pode utilizar nos mais variados cenários. Geralmente no âmbito empresarial, ela é usada pelos gestores como uma ferramenta gerencial, analisando o ambiente interno e o externo da organização, possibilitando identificar quais os pontos positivos da empresa em relação aos concorrentes, e o que se pode melhorar (ou eleminar a diferença)em relação ao que os concorrentes tem de vantajoso. É uma ferramenta simples porém muito eficaz.


Fonte: http://www.significados.com.br/swot/

Nenhum comentário:

Postar um comentário